Dermatologista

0
364

DermatologiaVocê sabia que o maior órgão do seu corpo é a sua pele? Algo tão importante assim, que nos protege, veste e embeleza merece ter uma área médica com ótimos profissionais para recorremos, seja por saúde ou estética. Estamos falando dos dermatologistas. A seguir, saiba tudo sobre estes profissionais que cuidam da nossa pele e muito mais.

O que faz um dermatologista?

o que faz um demartologiasta

Um dermatologista é um profissional especializado nos cuidados, diagnósticos e tratamentos clínico-cirúrgicos principalmente do maior órgão do corpo humano, a pele, como também cabelos, unhas, mucosas, glândulas e tecido subcutâneo (tecido gorduroso). A área da dermatologia tornou-se um estudo entre o século XV e XVI lá na Europa antiga, quando esses médicos começaram a salientar sua importância e outros cuidados. Desde então, as pessoas têm a quem recorrer quando possuem algum problema ligado à pele e afins.

Este profissional cuida de diferentes tipos de doenças e infecções que assolam diferentes tipos de pessoas de todas as idades, sexos, cores, etc. As doenças de pele mais comuns atualmente são acne (temida pelos adolescentes), eczemas, alergias internas e externas, infecções por bactérias, por vírus, por fungos, doenças sexualmente transmissíveis, neoplasias, queda de pelos e muito mais.

Especialidades dos Dermatologistas

O campo da dermatologia engloba todos os processos fisopatológicos que envolvem a pele desde pequenas infecções, reações autoimunes, inflamações, tumores, etc. E para todos esses casos serem melhores estudados por profissionais especializados, a dermatologia foi dividida nas seguintes subcategorias:

Dermatologia clínica: Nesta área, o dermatologista cuida de todas as doenças próprias da pele, mucosas, unhas ou cabelos, como também doenças internas que se envolvem com esses.

Dermatologia cirúrgica: Nesta área, o dermatologista atua nas lesões cutâneas que demandam de cirurgias para tratamento com remoção. São alguns tipos de cirurgias a convencional (incisão e sutura da pele), criocirurgia (congelamento da lesão através de nitrogênio líquido, como aqueles conhecidos tratamentos de verrugas), eletrocirurgia (bisturi elétrico), quimiocirurgia (agentes químicos aplicados na lesão, como ácidos) e laserterapia (laser aplicado na lesão).

Dermatologia estética: Nesta área, o dermatologista tem como base os cosméticos e a prática de tratamentos superficiais ou mais profundos que pretendem manter a integridade e boa aparência com saúde da cútis. Nesta área que entram os tratamentos de clínicas de estética como peelings, limpeza de pele, etc.

Tricologia: Nesta área, o dermatologista estuda e cuida dos problemas envolvendo cabelos e couro cabeludo.

Estomatologia: Nesta área, o dermatologista estuda e cuida dos problemas envolvendo a cavidade bucal, como boca, língua e lábios.

Onicologia: Nesta área, o dermatologista estuda e cuida dos problemas envolvendo as unhas.

Dermatologia laboratorial: Nesta área, o dermatologista realiza e analisa exames a fim de diagnosticar problemas clínicos.

Dermatovenerologia: Nesta área, o dermatologista cuida das doenças sexualmente transmissíveis ou venéreas.

A SBD é a única instituição reconhecida oficialmente no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira como a representante dos dermatologistas no Brasil. Possui cerca de 7 mil associados, dentre médicos e aspirantes da área.

Basicamente, a instituição busca orientar e selecionar aspectos médicos-sociais do ramo, delimitando área de atividade dos médicos e outros assuntos de interesse para o exercício da profissão. Atua também no ensino em pesquisa e atuação na dermatologia clínica, cirúrgica, oncológica, cosmiátrica e hansenologia, com mais 60 instituições de ensino parceiras.

Encontre um dermatologista

Se você busca mais informações sobre o ramo da Dermatologia, assim como deseja encontrar profissionais de confiança e cadastrado nesse grupo, basta entrar no site oficial da SBD e encontrar um associado que atue mais perto da sua região de moradia. Saiba mais em: www.sbd.org.br e boa sorte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here