Manchas vermelhas na pele

4
5639

Preocupado com manchas vermelhas na sua pele? Preparamos um artigo especialmente para falar sobre elas que aparecem ou pode aparecer na nossa pele. Seja de qual tamanho for, se coça ou não, manchas vermelhas na pele requerem atenção e possíveis cuidados médicos, além de cuidados pessoais no dia-a-dia para evitá-las.

O que podem ser?

É muito importante que um dermatologista avalie sua condição para ele supor ou definir qual o seu problema, pois sozinhos não podemos distinguir uma doença de outra.

As manchas vermelhas na pele podem ser causadas por coisas banais, como picadas de inseto (sendo perigoso dependendo do inseto), ou doenças de pele mais graves como alergias, eczemas ou psoríases.

Até mesmo podem ser sintomas de doenças internas mais graves, como dengue, câncer e até AIDS. Daí vem a importância de começar um tratamento assim que perceber a mancha, adotando alguns cuidados e devidos remédios prescritos pelo seu médico.

Principais causas de manchas vermelhas na pele

Algumas das principais causas dessas manchas vermelhas são:

– Alergia ou urticária: Nesses casos, as manchas são pequenas, vermelhas ou brancas e coçam bastante; acontece geralmente com reações alérgicas a plantas, animais ou remédios, como também picadas de insetos e intoxicação por alimentos.

Na maioria dos casos, o tratamento para essas alergias se dá por remédios antialérgicos, corticoides e alguns cremes ou pomadas para alergias, todos prescritos por um alergologista ou seu próprio dermatologista.

Manchas vermelhas na pele Alergia ou urticária

– Eczema: É uma forma de dermatite em que as manchas são vermelhas, com coceira, podendo até inchar. Ocorrem mais em crianças e profissionais da saúde que têm contato com bactérias e vírus, por exemplo.

Na maioria dos casos, o tratamento para esses eczemas se dá por remédios antialérgicos, corticoides e alguns cremes e pomadas, todos prescritos por um alergologista ou seu próprio dermatologista.

Manchas vermelhas na peloe Eczema

– Psoríase: Apresenta manchas geralmente brancas, com bordas avermelhadas e secas, que descamam e coçam muito. Ocorrem mais com pessoas antes dos 30 e depois dos 50 anos. Não é contagiosa e quase sempre é relacionada à genética.

Na maioria dos casos, o tratamento para essas psoríases se dá por cremes e pomadas anti-inflamatórias e outras orientações como evitar exposição solar, melhorar alimentação (evitar comidas gordurosas e industrializadas), aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3 e betacaroteno.

manchas vermelhas na pele Psoríase

– Lúpus: Doença de pele que apresenta manchas vermelhas, planas ou elevadas, pode aparecer em qualquer parte do corpo e é mais frequente nas mulheres. Para tratar, geralmente são usados corticoides e imunossupressores prescritos pelo médico.

Manchas vermelhas na pele Lúpus

– Dengue: Aqui, as manchas são como pintas vermelhinhas com ou sem coceira, que geralmente surgem 3 dias após a picada do mosquito. Tanto para a doença quanto para as manchas vermelhas na pele, recomenda-se repouso, hidratação em excesso e os remédios receitados pelo médico para aliviar os sintomas e desconfortos.

Manchas vermelhas na pele dengue

– Câncer de pele: Nesse caso mais grave, as manchas se iniciam parecendo uma alergia simples e desencadeiam um câncer.

No geral, são manchas vermelhas grandes que podem se tornar em feridas abertas, sangrar, ficar irritadas, coçar ou não, doer ou não, com bordas mal definidas, mas não se preocupe que dá tempo de notar tais manchas antes de chegarem a esse estado, basta você ter cuidado.

manchas vermelhas na pele cancer

– AIDS: Neste caso mais grave, o corpo se expressa através de manchas vermelhas arredondadas e pequenas, com um leve relevo e que podem aparecer em média 10 anos após a contaminação com o vírus, logo as manchas vermelhas não são um fator para diagnosticar alguém com AIDS e sim um exame de sangue completo que estima quanto tempo faz que a pessoa tenha contraído. Para o tratamento, remédios antirretrovirais são indicados.

Manchas vermelhas na pele aids

Não se precipite com nenhum resultado. Vá a um dermatologista, explique seus sintomas e seja orientado da melhor forma para fazer essas manchas vermelhas na pele sumirem de vez!

4 COMENTÁRIOS

    • Olá Elisa, recomendamos que procure um posto médico mais próximo da sua casa o mais rápido possível e relate isso. Eles farão todos os exames e poderá ajudar você da maneira correta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here